Adestramentos

Os adestramentos são um processo de treinamento através do qual animais podem aprender diversas coisas, desde ações simples como pegar bolas e entregar para o dono até coisas mais complexas, como o comportamento adequado para participações em produções televisivas.

O treinamento de animais pode ser feito com diversas espécies. Entre as mais comuns, podem ser destacadas:

Cães;

Gatos;

Aves.

Os adestramentos devem ser feitos por profissional qualificado, pois para cada espécie e raça há técnicas específicas que devem ser aplicadas para se alcançar os objetivos almejados.

Como cada espécie e raça possui características próprias, o profissional deve ser capacitado para aproveitar os pontos fortes de cada uma, para que assim o melhor resultado seja atingido.

Os treinamentos podem ser ministrados para diferentes propósitos. Além dos truques simples e as produções acima citadas, há adestramentos voltados para guarda, feito com cães e que os auxiliam a se tornarem protetores preparados.

Adestramentos de animais de qualidade

Há também os adestramentos voltados para a formação de cães-guia, que visa torná-los ajudantes diários para pessoas com deficiência visual e que precisam de companhia para realizar diversas tarefas cotidianas.

É comum ouvir que gatos são incapazes de seguir comandos, pois sua teimosia e independência os impede de respeitar autoridades. Tais afirmações são mitos perpetuados pela falta de informação. A verdade é que gatos podem sim receber treinamento, apenas trata-se de um processo diferenciado.

Gatos podem ser adestrados para aprender truques, tal como cães podem participar de produções televisivas ou cinematográficas.

O treinamento de aves, por sua vez, também precisa levar em consideração as características comuns destes animais, a fim de prepará-los para finalidades específicas que melhor se adequem à personalidade deles.

O treinamento de animais, quando ministrado para fins domésticos, é capaz de melhorar a comunicação entre donos e pets e melhorar a convivência deles com outros animais e também com humanos desconhecidos, tornando-os mais sociáveis e diminuindo os riscos de transtornos causados por mau comportamento.

.